quinta-feira, 21 de maio de 2015

Dragão prepara-se para as despedidas



O encontro com o Penafiel marca a despedida do FC Porto desta temporada. Uma época que prometeu, tendo em conta o INVESTIMENTO feito no plantel, mas que terminou sem qualquer título conquistado e com parte dos adeptos insatisfeitos.

Numa partida em que praticamente nada está em causa – o FC Porto já tem o segundo lugar e a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões garantidos e o Penafiel há duas jornadas que tem a descida de divisão como destino – os adeptos azuis e brancos que se deslocarem ao Estádio do Dragão poderão assistir a uma noite de despedidas.



A única, no entanto, que é totalmente certa é a de Danilo. O lateral-direito já foi oficializado por FC Porto e Real Madrid como reforço dos merengues para a próxima temporada e contra o Penafiel terá oportunidade de JOGAR pela última vez no Estádio do Dragão com a camisola dos dragões.

O lateral-direito de 23 anos abandona o Dragão com a reputação em alta. Contratado ao Santos em 2011, Danilo chegou ao FC Porto em janeiro de 2012 com o intuito de JOGAR a médio. Ao jovem futebolista não lhe agradava atuar como lateral-direito, acima de tudo porque entendia que não tinha possibilidade de chegar à seleção brasileira nessa posição.

Casemiro atuou um ano nos dragões por empréstimo ©Catarina Morais
A concorrência de Daniel Alves e Maicon fazia com que Danilo quisesse fazer carreira no meio-campo. Mas no FC Porto, o ex-futebolista do Santos teve como primeiro treinador Vítor Pereira, técnico que conseguiu convencê-lo a jogar como lateral direito e a tornar-se num dos melhores na sua posição, ao ponto de atualmente ser o dono do lado direito da DEFESA DO Brasil.



Mas Danilo não deverá atravessar sozinho a porta da saída do FC Porto. O internacional brasileiro deverá ter a companhia de Casemiro, médio que também seguirá o caminho para o Santiago Bernabéu, embora não seja certo que integre o plantel do Real Madrid na próxima temporada. O médio brasileiro foi emprestado pelos merengues aos dragões com opção de compra, mas a mesma ainda não foi acionada, pelo que é provável que contra o Penafiel realize o seu último jogo de dragão ao peito.



Há ainda Jackson Martínez. O goleador do FC Porto nas últimas três temporadas deverá estar de saída, embora o véu sobre o seu próximo clube ainda não tenha sido levantado. O internacional colombiano tem um acordo para deixar o Dragão no final desta época para rumar a uma Liga mais competitiva, o próprio Pinto da Costa, presidente do clube, já admitiu isso, mas lembrou que é preciso que haja alguém que pague os 35 milhões de euros da cláusula de rescisão. 



Por fim, também na porta de saída pode estar Helton. O guarda-redes que chegou ao FC Porto há dez anos e que terminou a presente temporada como titular, depois de ter recuperado de uma grave lesão sofrida em março de 2014 em Alvalade, está em final de contrato e ainda não recebeu proposta para renovar. Esse facto foi revelado pelo próprio jogador após o empate com o Belenenses. O guardião de 37 anos mostrou vontade em ficar no clube, mas o atual vínculo termina no final do próximo mês. Penafiel pode, por isso, ser o último adversário de Helton como guarda-redes dos azuis e brancos.



Quem não terá oportunidade de se despedir das bancadas do Dragão é Óliver Torres. O médio emprestado pelo Atlético de Madrid sem opção de compra não está entre os convocados para o encontro frente ao Penafiel e por isso tudo indica que a partida com o Belenenses, no último domingo, terá sido a última do médio com a camisola do FC Porto.

O internacional pelas seleções jovens de Espanha despede-se, assim, dos vice-campeões nacionais com 40 jogos efetuados e sete golos marcados.

Sem comentários:

Enviar um comentário